terça-feira, 19 de março de 2013

LÍDERES COMUNITÁRIOS SÃO OS QUE MELHOR CONVENCEM AS PESSOAS.

 


Para Ram Charan, sábio é quem faz as coisas certas acontecerem da forma certa. Ele esteve presente na programação do Global Forum America Latina, em Curitiba, e ensinou estratégias de como fazer com que as coisas certas de fato aconteçam da forma correta. 

A primeira coisa que Ram Charan destaca é o fato de todos termos um cérebro e sermos capazes de pensar e ter boas idéias, independentemente das condições financeiras de cada um e do acesso à educação formal. 

O consultor também defende que as pessoas mais pobres sejam ouvidas e estimuladas a raciocinar, usar a lógica, aprender a falar, para que tenham o seu poder de transformação aumentado e atuem como multiplicadoras junto a suas comunidades. Inspire essas pessoas, trabalhe com elas , orienta. Ele argumenta que, sem ajuda, as pessoas financeiramente menos favorecidas e que tem boa capacidade de raciocínio acabam indo para a criminalidade. 

Durante sua palestra, Ram Charan apresentou dez princípios que poderiam ser seguidos para que um projeto social tenha sucesso: 

1 - Resultados É importante que se defina uma causa pela qual trabalhar, qual a missão dessa causa e, principalmente, que o resultado pretende-se obter. Charan explica que a maioria das pessoas acaba definindo missões, mas não estipula resultados de maneira palpável. Ele dá um exemplo da diferença entre os dois conceitos. 

Uma missão poderia ser: tornar um serviço de saúde acessível. Mas acessível é uma palavra muito ampla e que não pode ser mensurada , diz Ram Charan. Ele se lembra de um médico que definiu isso como missão em Uganda, e organizou um sistema de saúde que custava um dólar por mês para cada usuário, pois esse era o valor que cada um podia pagar. Isso é específico e pode ser mensurado. Esse é um desafio para o cérebro . 

2 Lideranças locais 
Para Charan, liderança tem a ver com temperamento. Por isso, pessoas comuns podem se sair melhor na execução de projetos do que muitos líderes de negócios. Para descobrir esses verdadeiros líderes, o segredo está no diálogo. O consultor explica que é importante identificar quais as causas com que os líderes locais estão verdadeiramente comprometidos. Ele afirma que o bem estar e a saúde das pessoas influenciam outros setores da sociedade, portanto há mais interessados em resolver as questões de falta de acesso a recursos básicos do que imaginamos. Veja quem são os líderes locais, eles também querem se envolver . 

3 Diálogos e consenso 
Fazer com que os integrantes de comunidades locais falem do que necessitam ali até que se chegue a um consenso gera interação social e leva a insights que apontam para soluções. Nesse caso, o consultor acredita que as universidades têm muito a contribuir, já que os especialistas são capazes de identificar mais facilmente as questões colocadas nas discussões. Questionado sobre a dificuldade na identificação dos reais problemas sociais a serem trabalhados, Ram Charan dá a dica: Visitem os locais, cheirem as flores, falem com as pessoas, façam parte da unidade fisicamente, familiarizem-se com a situação . 

4 Empresas e inovação 
Reduzir custos e tornar mais serviços acessíveis às pessoas mais pobres é uma questão de inovar e saber utilizar bem os recursos disponíveis. Para Charan, não ter dinheiro é apenas mais um desafio para tornar produtos e serviços acessíveis e os empresários podem trabalhar nesse sentido. 
Ele conta que na Índia muitas pessoas precisavam fazer cirurgias oculares e foi construído um sistema que permite que elas sejam feitas por menos de dez dólares. Na China, uma série de produtos pode ser adquirida por até dois centavos graças ao desenvolvimento de tecnologias que visavam à redução de custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.