sexta-feira, 3 de maio de 2013

PEQUI, UMA JOIA QUE SE ENCONTRA NO CERRADO BRASILEIRO, MUITO APRECIADO PELOS NATIVOS.



Pelo que se houve a boca pequena, o pequi é um fruto muito apreciado pelo povo do interior, por ser afrodisíaco. Nenhuma pesquisa científica constatou isso, apenas o sertanejo acredita, pois após nove meses da safra no cerrado, muitas crianças nascem, gerando aí essa afirmativa.



Nas viagens pelo interior de Minas Gerais e Goiás, vemos muitos pés de pequi à beira das estradas, geralmente protegidos com cercas de arame para que não sejam cortados por lenhadores.

Não há uma plantação organizada de pequi, ele nasce e cresce no cerrado, sem nenhum cuidado especial. Seus frutos não são colhidos no pé e sim no chão, pois só estão bons para o consumo quando caem.

O cheiro do pequi é muito acentuado, chegando até ser insuportável para quem não o conhece, ou não o aprecia. Seu uso na culinária é típico do povo de Goiás e Minas Gerais, sendo até cantado em musicas sertanejas de duplas famosas.

Apesar de dizerem que o goiano é "doido" por pequi, o estado que mais produz o fruto é o Ceará, seguido de Minas Gerais, Goiás e Bahia. Ceará e Minas estão empatados com mais de 20 mil toneladas ano, seguidos de Goiás e Bahia com cerca de 8 mil toneladas.

Aqui em Minas o prato mais encontrado é arroz com pequi, ou pequi com frango caipira. Nas fazendas e sítios em finais de semana, fazem festa para saborearem o pequi com frango caipira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.