domingo, 29 de setembro de 2013

COCA COLA UM XAROPE PARA GRIPE QUE VIROU O REFRIGERANTE MAIS VENDIDO NO MUNDO



Muita gente não conhece a história da Coca Cola, apesar de sua política de marketing ser a mais bem feita do mundo. Se não fosse assim ela seria um refrigerante comum e não venderia tanto em todos os países do mundo. Na época da gerra fria, ela não entrava em países do grupo soviético, mas entrou na China e hoje provavelmente esteja em todos os países. Um cubano no século passado foi seu presidente e o antecessor do atual Presidente do México já presidiu a Coca Cola.

Não quero aqui defender a marca nem mesmo seus produtos, mas por conhecê-la por dentro e conhecer os critérios de preservação de sua qualidade, posso afirmar que sua fabricação e engarrafamento passa por rigorosos testes e nenhuma garrafa sairá para a rua se não tiver a qualidade comprovada.

Quanto à origem e composição do produto, seria bom, aquele que tiver interesse, pesquisar, porque é fantástica a forma como ele foi criado. Resumidamente, um farmacêutico criou um xarope contra gripe para ele próprio e aos poucos foi receitando para os amigos e alguns, talvez por não gostarem do sabor, colocaram água e açúcar e isso se espalhou e virou o refrigerante que é hoje, claro que depois puseram o gás e outros componentes. Assim como nós temos o xarope "melagrião" e outros, ele tinha a coca cola contra gripe.

Se no Brasil os fabricantes de refrigerantes à base de guaraná investissem em marketing, nós poderíamos aparecer em todos os países do mundo. O marketing faz de qualquer produto um sucesso, exemplo disso é aquele frigorífico que o Tony Ramos anuncia, tá enchendo o saco, mas quando chegamos no supermercado em frente ao açougue a marca vem logo em nossa mente. "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.