Miriam Makeba nasceu em Joanesburgo, em 1932. Sua mãe era uma sangoma Swazi (tradicional curandeiro-herbalista). Seu pai, que morreu quando ela tinha seis anos de idade, era um Xhosa. Quando ela tinha 18 dias de idade, sua mãe foi presa por vender um qombothi, uma cerveja caseira africana destilada de malte e farinha de milho. Sua mãe foi condenada a uma pena de prisão de seis meses, de modo Miriam passou seus primeiros seis meses de vida na cadeia. Como uma criança, ela cantou no coro do Instituto Kilmerton Training 'em Pretória, uma escola primária que frequentou durante oito anos.
Sua carreira profissional começou em 1950, quando ela foi apresentada no grupo de jazz Sul-Africano de Manhattan Brothers, e apareceu pela primeira vez em um cartaz. Ela deixou o Manhattan Brothers para gravar com seu grupo todo de mulheres, a Skylarks, cantando uma mistura de jazz e melodias tradicionais da África do Sul. Já em 1956, ela lançou o single de "Pata Pata". O single foi jogado em todas as estações de rádio e se fez conhecido em toda a África do Sul. Embora fosse um artista de sucesso, ela só estava recebendo alguns dólares para cada sessão de gravação e sem royalties provisórias, e fez questão de sair de casa.
Miriam Makeba faleceu em 2008, com 76 anos de idade. Ela viveu na época em que a Africa do Sul estava sob o domínio dos brancos e os negros lutaram até conseguirem a direção do seu país, com ajuda de Nelson Mandela que passou mais de 30 anos numa prisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.