sábado, 29 de março de 2014

BRASIL FICOU NA ÚLTIMA COLOCAÇÃO EM PESQUISA SOBRE SISTEMA DE SAÚDE, ENTRE 48 PAÍSES.



saude no mundoUma pesquisa divulgada pela agência de notícias Bloomberg no dia 19 de agosto de 2013, colocou o Brasil na última posição entre os sistemas de saúde do mundo inteiro.
O levantamento considerou apenas as nações com populações maiores que 5 milhões, com o PIB per capita superior a 5.000 dólares e expectativa de vida maior que 70 anos.
Assim, 48 países foram classificados em critérios de expectativa de vida e custo per capita dos tratamentos de saúde. Diante disto, o Brasil ficou na última posição da lista atrás de países como Romênia, Peru e República Dominicana.
De acordo com o documento, os brasileiros possuem uma baixa expectativa média de vida atualmente, em 73,4 anos. Apenas o Irã, a Argélia e a República Dominicana possuem valores piores que os brasileiros, no entanto, nenhum deles ficou abaixo dos 73 anos.
Outro fator relevante que prejudicou a posição brasileira foi o alto custo per capita pago para a se obter qualquer tratamento. Atualmente, uma pessoa gasta em média por ano mais de 1.200 dólares (R$ 2.900) com os cuidados da saúde na Brasil. Em Cuba, que está 20 posições à frente dos brasileiros no índice total, o mesmo custo é pouco maior que US$ 600 (1.400 reais).
O relatório foi feito com base em dados oficiais do Banco Mundial, FMI (Fundo Monetário Internacional) e a OMS (Organização Mundial de Saúde).
Hong Kong, Cingapura, Japão e Israel são respectivamente os quatro primeiros colocados.
Apesar da crise financeira europeia, a Espanha e a Itália vêm em seguida na quinta e na sexta colocação.
Fonte: PORTAL R7

Um comentário:

  1. Então...essa questão aí é um tanto quanto milindrosa de analisar e afirmar veracidade pela fonte, visto que temos um dos melhores sistema de saúde público do mundo, onde por diversas vezes somos consultados por diversos países e inclusive a maior potencia que é o EUA que tentam mas não conseguem copiar. Porém temos de um lado as críticas e os levantamentos sobre o assuntos, mas não podemos deixar de lembrar que o mairo problema também são: o desienteresse político de efetivar cada vez mais o sistema, temos os corporativistas médicos que também atuam no sistema público, temos os lobistas e uma das piores razões por receber estas crítica eu vejo que é a má gestão do dinheiro público e a ingerência dos gestores que atuam diretamente no SUS.

    Vamos pensar um pouco mais.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.