segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

ÔMEGA 3 - MITOS E VERDADES

Parte da Matéria do Jornal O Estado de São Paulo, publicada em 22/07/2000.

Os ácidos graxos Ômega 6 são encontrados em alimentos de origem vegetal, como óleos (soja, milho, oliva, canola) e margarinas cremosas.
Já o Ômega 3 aparece em alguns tipos de peixes, especialmente os de águas frias e profundas como o salmão, truta, cavala, arenque. O peixe de água salgada é mais rico, porque se alimenta de fitoplâncton (algas), que têm grandes concentrações desses ácidos.
Mas a nutricionista observa que, embora saudáveis, esses alimentos bem como os suplementares (ovos, iogurtes, leites) não fazem milagres sozinhos, devendo ser associados a hábitos de vida saudáveis. Alternar carnes e peixes, comer alimentos ricos em fibras são medidas benéficas à saúde.

Foto do rótulo de produto ULTRAFARMA
- A maior ingestão de Ômega 3 aumenta o conteúdo de ácidos graxos poli-insaturados no organismo e, conseqüentemente, auxiliam medidas dietéticas prescritas com o objetivo de reduzir a ingestão de gorduras saturadas e colesterol. Em alguns casos, dieta e medicação estão associados e um não deve excluir o outro.
No livro Cozinhando Quase sem Gordura, (à venda nas livrarias por R$ 38,00) parceria do Hospital do Coração com a Júlio Louzada Publicações, as 95 receitas desenvolvidas pela culinarista Cinthya Maggi tiveram seu valor nutricional calculado por Rosana.
Segundo ela, a ideia do livro partiu dos próprios pacientes, interessados em seguir uma dieta saudável e variada em casa. O livro apresenta uma seleção de pratos (petiscos, massas, sopas) com baixíssimos níveis de colesterol e gordura saturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.