domingo, 21 de julho de 2019

CONSIDERANDO AS MUITAS RECLAMAÇÕES DE BRASILEIROS EM RELAÇÃO À FALTA DE SONO, RESOLVEMOS FAZER UMA PESQUISA NA INTERNET SOBRE O ASSUNTO E PUBLICÁ-LA NO BLOG.




VOCÊ SOFRE DE INSÔNIA, OU FALTA  DE VONTADE DE DORMIR?

A falta de uma boa noite de sono, pode prejudicar no dia seguinte o rendimento no trabalho, nos deveres escolares, no atendimento ao cliente, na segurança do trabalho para quem atua em operação de máquinas na indústria, na direção de veículos, como ônibus e  caminhão, que envolvem não só o motorista, mas outros passageiros. Pesquisas científicas comprovam que o sono relaxa, deixa a pessoa bem-humorada, mais paciente e até com melhores condições físicas para enfrentar o dia a dia.

A insônia é um problema mundial, sendo que no Brasil afeta cerca de 80 milhões de pessoas. Constatou-se também que as mulheres dormem mais que os homens, em torno de meia hora por dia e que eles a partir dos 60 anos dormem ainda menos durante à noite.
Há uma diferença entre insônia e falta de vontade de dormir. A insônia é uma doença, a falta de vontade de dormir é quando a pessoa fica no celular, computador, televisão e vídeo game até altas horas da noite, mesmo estando com sono. Isso também é prejudicial, pois, no dia seguinte ela estará cansada, irritada e mal-humorada porque está com sono. Essa situação é evitável, basta um pouco de disciplina.

As mulheres estão mais suscetíveis à insônia devido às mudanças hormonais durante a fase reprodutiva, na gravidez e por último na menopausa. Outro fator que pode provocar insônia é a idade. A pessoa a partir de 60 anos, tanto homem quanto mulher, pode ter insônia, grave ou crônica, devido ao aparecimento de doenças típicas da idade, além do que a pessoa idosa desperta com mais facilidade, com quaisquer tipos de ruídos, ao contrário do jovem que tem o sono mais pesado. Existe o relógio biológico da pessoa e o do idoso sofre muitas mutações durante a vida e quando chega aos 60 anos ele já está desregulado e não tem mais conserto.

São vários os fatores que podem provocar insônia, porém os mais presentes são os relacionados à saúde, principalmente os problemas psicológicos e neurológicos, como estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, etc. O estresse no mundo moderno está sempre presente. Cujos motivos são, estudos, trabalho, emprego, saúde na família, traumas por acidente ou morte de um ente querido, separação no casamento, etc. Alguns problemas médicos também podem provocar insônia, como insuficiência cardíaca, problemas na tireoide, câncer, refluxo, AVC, Alzheimer, Parkinson, artrite e outras dores crônicas.  Há também insônia provocada por medicamentos, como antidepressivos, controladores de pressão arterial, antialérgicos, corticosteroides e alguns estimulantes.

Existem ainda os problemas neurológicos que são provocados pela idade e obesidade, causando roncos altos durante a noite, o que a deixará cansada no dia seguinte. Algumas pessoas sofrem de um fator conhecido como “movimentos periódicos do sono”, que são chutes, ou movimentos repetitivos durante o sono que lhe prejudica, deixando-a indisposta no dia seguinte.

VOCÊ SE PREPARA PARA DORMIR?

É de suma importância a preparação para o momento de se deitar para dormir. No mundo moderno é comum as pessoas viverem na correria do dia a dia e quando chega a noite, mal dá tempo de tomar um banho, jantar ou fazer um lanche e ir para a cama. Isso é lamentável, porque nosso cérebro segue uma rotina, começo, meio e fim. Começa no acordar, continua na rotina diária e deveria finalizar com um relaxamento para o sono, aquela entrega total para um dormir tranquilo, depois de tudo terminado, mas não é assim que nos organizamos. Então vamos ver uma forma mais racional de nos prepararmos para uma tranquila noite de sono.

-Se você tem o hábito de jantar, então deve fazê-lo três horas antes de ir para a cama;
-Desligar o celular, computador, televisão, vídeo game e outros eletrônicos, uma hora antes de ir para a cama;
-Ao desligar os eletrônicos, pegue um livro e leia até a hora de dormir;
-Deve tomar o banho bem antes, vestir um pijama confortável, porque nesse momento seu cérebro já entende que chegou a hora de ir dormir;
-Alguns especialistas sugerem o uso de roupas leves para dormir, outros sugerem dormir sem roupas;
-O quarto de dormir, deve ser para dormir e também fazer amor, nunca uma sala de TV ou um escritório, porque deve haver um motivo indicando que é hora de dormir;
-Seu colchão e travesseiro devem ser confortáveis e se já estiverem velhos, devem ser trocados por outros novos e que se adeque ao seu corpo;
-Se há janela com vidros transparentes, deve ser colocada uma cortina para quebrar a luz, pois claridade significa hora de acordar, podendo provocar insônia;
-Não havendo possibilidade de colocação de cortina, pode ser usada máscara escura nos olhos durante o período de sono;
-A janela dá para a rua, onde o movimento de veículos provoca barulho constante? Se positivo é  necessário dormir com um abafador de ruídos, porque senão a pessoa não terá um sono tranquilo.
-Você não deve forçar para dormir, pois se assim o fizer pode provocar irritabilidade e aí sim, a insônia se apresenta. Deixa a coisa rolar, conta carneirinhos que o sono aparece.

DICAS PARA RELAXAMENTO

1 -Comece com exercícios de Yoga, você vai relaxar o corpo e a mente;        
– -Faça exercícios de respiração, assim você reduz o estresse. Comece com 4 vezes inspirando e 4 vezes expirando, sempre pelo nariz. Depois aumenta para 8 vezes.
3 -Respiração abdominal: uma mão no peito, outra na barriga, respire fundo pelo nariz, mantendo o diafragma inflado com ar suficiente para promover o alongamento dos pulmões, fazendo isso de 06 a 10 vezes por minuto, durante 10 minutos, todos os dias;
4 -Há uma técnica comprovada por cientistas que sugere, quando você já estiver deitado, coloque a língua no céu da boca, respire pelo nariz por 4 segundos, segure a respiração por 7 segundos e finalmente solte o ar pela boca durante 8 segundos. Repita isso 4 vezes, o que significa um ciclo. Faça 4 ciclos por noite. Assim você acaba com o estresse e dorme normalmente.


SUGESTÕES PARA UMA BOA NOITE DE SONO

1– Contar carneirinho, como sugeria sua mãe quando você era criança;
2 _ Contar de 100 a zero de 3 em 3; 100 – 97- 94...
3 _ Aromas relaxantes: os aromas de determinadas plantas têm o poder relaxante no ambiente em que elas se encontram. Podemos citar alfazema, lavanda, ou mesmo uma fruta cortada, como a maçã;
4_ Banho antes de dormir: um banho quente aumenta a temperatura corporal e quando você se deita na cama seu corpo esfria rapidamente e aí vem aquele sono profundo.


ALIMENTOS QUE CONTRIBUEM COM NOITES DE SONO AGRADÁVEL

1– Chás – No tempo da vovó ninguém ia para cama sem domar um chá para relaxar. Até hoje em muitas famílias ainda mantém esse hábito, principalmente famílias descendentes de orientais. Os mais recomendados atualmente, que já estão à venda nos mercados em forma de sachês, que facilitam na hora do preparo, são: erva cidreira, camomila, valeriana e erva doce.

2 _ Maracujá, muito falado em termos de calmante, também usado na hora de ir para cama. Pode ser misturado com camomila para um efeito mais imediato;

3  _ Usa-se um copo de leite quente para melhorar o sono, isso, desde os tempos das fazendas onde as crianças e até  mesmo os adultos não iam para cama sem um copo de leite;

    _ Uma alternativa gostosa  é ingerir saladas de verduras no jantar, como couve, alface, acelga e folhas de nabo. Quem quiser pode usá-las em forma de sucos.

Os brasileiros são premiados com todas as ervas e frutas citadas acima, mas poucos fazem uso regular das mesmas.

https://www.natura.com.br/c/tudo-em-promocoes?consultoria=carlosandrade








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.