O SEU MOVIMENTO PODE FAZER TODA A DIFERENÇA
Se você sonha em construir um mundo melhor, inscreva seu projeto ou sua ideia no Movimento Natura e veja sua iniciativa chegar bem mais longe
Que tal inspirar mais gente com esta história?
Encerrando a série MOVIMENTO NATURA, gostaria de informar que quando você faz uma compra de produtos Natura, também está contribuindo com o meio ambiente e sustentabilidade, que engloba não só a natureza, mas também as pessoas que nela estão vivendo. Veja abaixo como participar e o que esse projeto já realizou em nosso país desde 2014
![]() |
https://www.natura.com.br/c/tudo-em-promocoes?consultoria=carlosandrade |
Desde 2014, quando a plataforma colaborativa do Movimento Natura foi lançada, quase 600 iniciativas já foram publicadas. Projetos de vários lugares do Brasil e das mais diferentes áreas (cultura, educação, lazer, esportes, empreendedorismo social, direitos humanos, apoios emergenciais, saúde e inclusão social, entre muitos outros) tiveram a chance de se tornar mais conhecidos e reconhecidos, engajar voluntários e obter sucesso em suas campanhas de arrecadação.
Se o número de iniciativas já impressiona, imagine pensar que a plataforma tem hoje mais de 8 mil usuários cadastrados e já foi acessada por quase 1,2 milhão de pessoas em 129 países? Não é inspirador pensar quão longe sua iniciativa pode chegar com um simples movimento?
O próximo projeto a ser publicado no Movimento Natura pode ser o seu! O cadastro é simples. Basta acessar www.movimentonatura.com.br, clicar em Cadastrar e seguir as instruções do site. Ah, e não deixe de contar o mais detalhadamente possível como funciona sua iniciativa ou sua ideia.
INSPIRE-SE E PARTICIPE
A Natura acredita que uma boa ideia muitas vezes só precisa de um empurrãozinho para se tornar realidade. Por este motivo, o Movimento Natura está aberto tanto a projetos que já estejam em andamento e que precisam de uma força para ir além quanto a ideias ainda em fase de elaboração. “O tamanho e a etapa de desenvolvimento não devem ser impedimentos para participar. Projetos menores ou ainda em planejamento têm um potencial imenso de serem incentivados”, aconselha a idealizadora da cooperativa Bordana.
A seguir, conheça alguns projetos que fazem parte da história do Movimento Natura e que conseguiram ampliar sua atuação e ajudar muito mais pessoas graças aos resultados alcançados com a divulgação na plataforma.
TRANSFORMANDO REALIDADES
Inspirada pelo projeto Little Free Library (Pequena Biblioteca Gratuita, em tradução livre), que conheceu em uma viagem à Califórnia (EUA), Raissa Martins decidiu criar o Livres Livros, que instala minibibliotecas em praças públicas de Salvador (BA). Uma das dificuldades da iniciativa era conseguir doações para compor o acervo das 50 bibliotecas que Raissa sonhava em montar. Foi aí que ela decidiu inscrever o projeto no Movimento Natura. O projeto foi publicado no início de 2016 e, em pouco tempo, mais de 50 livros já haviam sido arrecadados. O grande impulso foi dado no Dia Mundial da Educação, em 28 de abril, quando as Consultoras Natura da capital baiana aderiram à campanha.
Em 2015, quem viu seu projeto ganhar asas, ou melhor, braços, graças à divulgação no Movimento Natura foi Carla Rocha, do Vivendo por um Sorriso, que promove atividades lúdicas em hospitais, asilos e projeto sociais que atendem crianças, jovens e adultos na Grande São Paulo (SP). Carla conheceu o Movimento Natura quando pesquisava na internet formas de tornar seu projeto mais conhecido. “O Movimento Natura chancelou o Vivendo por um Sorriso. Além de ter recebido todo o apoio e orientação necessários para fazer a inscrição, a iniciativa alcançou um enorme reconhecimento com a divulgação”, diz.
A publicação na plataforma trouxe dez novos voluntários para o grupo. “Esse é o retorno que conseguimos medir, mas o alcance da visibilidade que tivemos é imensurável. O número de pessoas que nos conheceram por meio do site foi enorme”, comemora Carla. “Recomendo muito a participação de todos, não apenas pelos resultados obtidos, mas também por todo o suporte e acompanhamento que o Movimento Natura nos oferece.”
SUPERAÇÃO E RECONHECIMENTO
Depois de superar um câncer e viver a experiência ao lado de familiares que passaram pelo problema, a paulistana Elizabeth Losmak criou um projeto voltado a melhorar a autoestima de mulheres que enfrentam a doença. Assim nasceu, em 2015, o Rapunzel Solidária, que se dedica a confeccionar perucas para mulheres e crianças com câncer.
Animada com os primeiros resultados, Elizabeth queria ampliar a atuação de sua iniciativa, mas a falta de doação de cabelos era um limitador. A publicação no Movimento Natura mudou esse cenário. Além de ter tornado o projeto mais conhecido, o Rapunzel Solidária recebeu doações como a do reconhecido cabeleireiro Guilherme Cassolari, além de contribuições de Consultoras Natura e de outras pessoas que tiveram contato com o projeto e enviaram doações de cabelos pelo correio.
Outra iniciativa que nasceu de uma superação e se tornou exemplo de transformação é a cooperativa de bordadeiras Bordana, de Goiânia (GO). O projeto foi criado em 2009 por Celma Grace de Oliveira, depois que ela perdeu a filha. “Minha filha adorava moda, trabalhos manuais e, principalmente, ajudar o próximo. A decisão de criar o projeto foi um verdadeiro renascimento para mim”, conta.
Voltado ao empreendedorismo e à geração de renda, o Bordana é realizado no bairro Conjunto Caiçara, um dos mais carentes da capital de Goiás, e busca transformar o talento de uma cooperativa de bordadeiras em geração de renda, melhorando a qualidade de vida das mulheres que participam do projeto e de suas famílias. O projeto chegou ao Movimento Natura em 2014 e colheu bons frutos.
O reconhecimento que permitiu ao Bordana alcançar a maturidade veio na forma de apoio técnico e financeiro no Programa Acolher, além de uma consultoria que mapeou possíveis parcerias e soluções para os desafios da iniciativa e da distinção da idealizadora como finalista do Prêmio Claudia 2014, na categoria Consultora Natura Inspiradora. “Decidi me inscrever no Movimento Natura para tornar meu projeto mais conhecido e ter a oportunidade de vê-lo crescer e se consolidar”, diz Celma. “Na época, não tinha ideia de como chegaríamos longe. Sem dúvida, o apoio que tivemos foi fundamental para esse resultado.”
Hoje, a cooperativa Bordana é autossuficiente. As peças produzidas são vendidas em feiras de artesanato, e as integrantes do projeto oferecem cursos de bordado. A maior parte do faturamento (60%) é dividida entre as cooperadas e outra é reinvestida (40%) no projeto.
Em 2015, a iniciativa conseguiu ampliar o número de bordadeiras, mobilizar outras comunidades carentes da cidade e até implantar um pequeno núcleo na cidade de Teresópolis, vizinha à Goiânia. “O Movimento Natura fez toda a diferença na trajetória do Bordana por vários motivos. Primeiro, porque nos deu a oportunidade de divulgar o projeto e de aprendermos a importância de estabelecer essa prática. Depois, porque é uma chance única de fazer parte dessa imensa rede que a Natura tem e, por fim, porque o processo é simples, prazeroso e traz resultados capazes de ampliar muito os horizontes dos projetos. Aconselho todos que queiram fazer a diferença a se inscreverem também.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.