quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O HOMEM, ESSE DESCONHECIDO.

 "O homem tem necessidade de Deus como tem necessidade de água e oxigênio" e que "só o amor é capaz de criar nas sociedades humanas a ordem que o instinto estabeleceu no mundo das formigas e das abelhas". Alexis Carrel.

Nos últimos tempos, talvez pelo avançar da idade, tenho me decepcionado com o ser humano. Como vivo na cidade, vejo cães e gatos vivendo em harmonia, até mesmo se ajudando mutuamente, apesar da diferença das espécies. Entretanto o ser humano faz tudo para agredir, derrubar, colocar defeitos, ou mesmo ignorar seus semelhantes. Quantas pessoas estão passando por necessidades e quase ninguém se oferece para ajuda-las. Isso é falta de amor, de sensibilidade e até de responsabilidade pela preservação da espécie.

Resultado de imagem para o amor entre os animais"
























Se analisarmos a frase do escritor e médico francês Alexis Carrel, chegamos à conclusão, que deveríamos aprender com as formigas e abelhas o que é conviver em sociedade. Mesmo nas espécies que citei acima, cães e gatos, que tiveram a influência humana, pois os treinaram para seguirem nossas orientações, vamos perceber que eles ainda mantêm em seus instintos aquilo que lhe é peculiar, o amor ao próximo e até com muita eficácia aos seus próprios donos.

Resultado de imagem para o amor ao próximo"

Hoje nos meios de comunicação, principalmente televisão e internet, só se vê agressões, ou incentivos às agressões. Não sei se por ter nascido e crescido no interior, sempre recebi amor em meu lar e na cidade onde cresci, sem perceber que o homem tem instinto agressivo, até mais que o próprio animal,  mas acredito que isso foi criado a partir de uma determinada época, com o surgimento das tecnologias que nos ofereceram a oportunidade de sermos independentes e individualistas. Hoje se oferecemos a uma mulher a companhia para atravessar a rua, ela acha que estamos com segundas intenções, se for uma pessoa idosa, acha que a chamamos de inválida, ou incompetente.

Resultado de imagem para o amor ao próximo"

Vemos hoje pessoas sendo arrastadas pelas enchentes, sem que nenhuma associação, seja ela religiosa, ou civil disponibilize suas instalações para abriga-las, e, até mesmo quando questionados, esses líderes dizem que isso é obrigação do poder público. Não, a obrigação é de quem tem amor pelo próximo, independente de sua atuação nesta sociedade que caminha para a destruição por falta de amor e sensibilidade, que deveriam ser próprios do ser humano, um ser que, devido à cultura do individualismo, que está arraigado em seu interior, deixou de pensar coletivamente.

Resultado de imagem para o amor ao próximo"

Alguém talvez esteja pensando se eu, que estou fazendo esses comentários, sou diferente. Não, não sou, pois, como disse, isso é uma cultura que vem de longa data e atinge a todos nós, por isso estou dando esse alerta, precisamos mudar nossa postura, precisamos voltar ao berço do Cristianismo, quando tudo que se fazia, era feito em benefício do ser humano, que naquela época era chamado de irmão, enquanto que hoje chama-se de irmãos, para identificar a Igreja à qual pertence aquelas pessoas, que na verdade ao atravessarem a porta para a rua, viram todos seres humanos individualistas, iguais a todos os outros, cada qual querendo o melhor para si. Que tal começarmos essa mudança a partir de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.