sexta-feira, 3 de abril de 2020

CORONAVÍRUS X GRIPE ESPANHOLA


Falar da atual pandemia mundial, sem falar da Gripe Espanhola, é no mínimo demonstrar que não fazemos leituras sobre o assunto que estamos discutindo.



A Gripe Espanhola entrou em nosso país através da Marinha, mais precisamente dentro do navio enviado à Dacar, para patrulhamento do Atlântico Sul, como compromisso firmado com os países aliados durante a primeira guerra mundial, quando mais de uma centena de soldados morreram.. Outros navios estrangeiros também contribuíram com a entrada da gripe em nosso país, como o Demerara, navio inglês, que esteve em Recife e Salvador no mês de setembro de 1918.  Em pouco tempo  a doença já atingia praticamente todas as cidades nordestinas e em outubro já atingia quase todas as grandes cidades do país.



Essa pandemia matou mais de 35 mil brasileiros. O Diretor Geral de Saúde Pública, Carlos Seidl, concluiu que não havia possibilidade de combater a doença. A cidade estava parada, fábricas, escolas, comércio, quarteis e até fábricas de caixões. Faltavam coveiros para enterrar os mortos, então a Polícia intimava homens a se transformarem em coveiros. Muitos se contaminaram e morreram em razão dessa atividade obrigatória. Para tentar resolver o problema, o Governo Federal pediu ao Sanitarista Carlos Chagas para coordenadar os trabalhos na cidade do Rio de Janeiro. Carlos Chagas implantou 27 pontos de atendimento à população da Capital Federal e conduziu os trabalhos a partir daquele momento.


O que mais me emociona e me incita a continuar lendo sobre o assunto, é saber que naquela época São Paulo tinha 470 mil habitantes, enquanto que hoje sua população chega a mais de 11 milhões de pessoas. A gripe espanhola matou em torno de 1,10%, se projetado para hoje, seria em torno de 130 mil pessoas, o que provavelmente não acontecerá, pois os governos das três esferas estão tomando medidas severas para que o mínimo de pessoas sejam atingidas pelo coronavírus.

Minha preocupação é com as camadas mais pobres da população, pois, imagina uma favela em qualquer cidade do país, onde uma família constituída por 8 pessoas, como foi noticiado por uma emissora de TV do Rio de Janeiro, que mostrou uma favela onde uma pessoa havia sido contaminada pelo coronavírus, onde moravam pai e mãe, filha e marido com seus dois filhos, além do avô doente, vivendo em um barraco com dois cômodos, praticamente sem divisórias, abrigando tanta gente em confinamento, ou  distanciamento social. Como essa família, como milhares de outras no Brasil, terão condições de permanecerem algum tempo nessa situação.

"NUNCA ANDES POR CAMINHOS TRAÇADOS, POIS ELES TE LEVARÃO ATÉ ONDE TODOS FORAM". Não conheço o autor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.