domingo, 5 de abril de 2020

QUAIS LIÇÕES ESTAMOS APRENDENDO COM O CORONAVÍRUS?

Há poucos dias eu disse aqui neste espaço que essa pandemia era um presente de Deus. Muitos naquela oportunidade não entenderam, porém, hoje a maioria já concorda comigo. Quantos de nós ficaríamos em casa se não fosse obrigatório e quando teríamos tempo para pesquisarmos sobre a história do mundo e, principalmente, conhecer nossos filhos, nossos pais e avós, mais profundamente. Quando sairmos da quarentena estaremos muito mais bem preparados para enfrentarmos o dia a dia em comunhão com outras pessoas, principalmente, nossos familiares, que até então eram desconhecidos para muitos de nós. Quantos egoístas e hipócritas conhecemos durante essa quarentena, até mesmo marido e mulher fizeram descobertas que passariam em branco até que a vida os separassem. Isso não veio por acaso, era necessário. Não é à toa que na China, depois da quarentena o número de divórcios foi às alturas, sinal de que até eles acabaram conhecendo com quem estavam vivendo.

Nas minhas pesquisas e leituras, descobri que no Japão, as pessoas não se sentem envergonhadas em usarem máscaras nas ruas, no transporte público, nos shoppings e em todos os lugares, como nós brasileiros. Lá, 98% da população têm as máscaras como nós usamos um óculos, por necessidade. Nas cidades arborizadas, em época de floradas, o pólen paira no ar e isso provoca alergia em algumas pessoas, então a máscara lhes protege. Outro motivo é a proteção contra a poluição nas grandes cidades, além da proteção contra doenças que possam ser transmitidas por outras pessoas e ainda, quando a pessoa está doente, usa máscara para evitar passar sua doença para outras pessoas com quem conversar. Aqui no Brasil nos sentiríamos desconfortáveis se fôssemos obrigados a usar máscaras nas ruas, porém, com o alto índice de poluição que já temos, seria prudente passarmos a usar esse acessório como obrigação.

Inclusive, no Japão atual, já existem fábricas de máscaras criando moda desse acessório. Até desfiles de moda já foi feito para apresentação de máscaras. Quem sabe entramos nessa onda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.