domingo, 3 de junho de 2012

ODELMO LEÃO, PREFEITO DE UBERLANDIA.



Em todas as oportunidades que tenho, afirmo que Odelmo Leão é o  melhor prefeito que administrou Uberlândia, desde sua emancipação política, há mais de 123 anos. Isso ficou provado em pesquisa realizada pelo IBOPE, no último mês de maio/2012, quando os entrevistados deram ao prefeito um índice de aprovação de 92%.

Em relação à saúde (sou conselheiro municipal de saúde), afirmo que a cidade tem o melhor sistema de atendimento aos usuários do SUS instalado, mas mal administrado pelos coordenadores de unidades. É comum recebermos reclamações de mau atendimento pelos porteiros, pelo corpo de enfermagem e principalmente pelo médico. Ouvi recentemente o relato sobre o que aconteceu com um usuário do SUS, que sofreu um acidente de trabalho em uma pequena empresa e foi levado pelo patrão até à porta da UAI e ali deixado para ser atendido. O médico que o atendeu não perguntou o por que da lesão, mandou que lhe fizessem um curativo e pronto. Com isso o trabalhador ficou sem assistência do INSS, porque não foi feita a CAT-Comunicação de Acidente do Trabalho. Dizer que os Coordenadores de Unidades de Saúde não sabem disso, é mentira, pois existem sempre alguém que lhes comunica.

Sou de opinião que um prefeito reserve um dia do mês para atender o cidadão comum, ou seus representantes, porque assessores nunca levam ao chefe do executivo os problemas que estão acontecendo, pois acham que sabem e resolvem tudo. Ninguém melhor que o homem do povo, aquele que está lá na ponta, para relatar um problema, antes que ele fuja do controle e fique insolúvel.

Aproveito essa oportunidade, para dizer aos prefeitos de todo o Brasil, que o CONTROLE SOCIAL foi uma conquista da Sociedade Civil durante o regime militar e colocado  na Constituição de 1988, que deve ser respeitado, pois caso contrário, aquela mesma Sociedade Civil, irá protestar e fazer valer seus direitos de cidadãos.

O Controle Social, no caso os Conselhos, não é um órgão de enfrentamento ou fiscalizador do Poder Público, mas um parceiro que está ali para indicar diretrizes que melhor atendam as necessidades da Comunidade, visto que, só quem está dentro, pode saber o que é melhor para os seus semelhantes.

§ 2o - O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.(CONSTITUIÇÃO FEDERATIVA DO BRASIL, 1988)

"O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem caráter, nem dos sem moral. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons".
Martin Luther King




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.