segunda-feira, 4 de junho de 2012

UBERLÂNDIA PRECISA INICIAR UMA CAMPANHA SEMELHANTE.



Como Conselheiro Municipal de Saúde, representante dos usuários do SUS, tenho me dedicado a informar às comunidades nos bairros, onde fazemos reuniões dos Conselhos Distritais e Locais de Saúde em Uberlândia, sobre o uso correto dos Pronto Atendimentos das UAIs-UNIDADES DE ATENDIMENTO INTEGRADO. Muitas das vezes, pessoas ligadas a partidos políticos, entendem que estou apoiando a atual Administração nessas recomendações que faço. Entretanto, minha intenção é única e exclusivamente desafogar os PAs das unidades de saúde, para dar oportunidade de atendimento àquelas pessoas que realmente necessitam de socorro, mesmo porque não sou filiado a nenhum partido político.

Quando possível, peço ao médico Marco Túlio que compareça e reforce nossas recomendações com gráficos e exemplos, pois ele é um profissional da saúde e tem muito mais capacidade para entrar nesse assunto. Volto a afirmar, como disse na postagem de domingo, Uberlândia tem a melhor estrutura física instalada em unidades de saúde, falta apenas uma melhor administração por parte de seus coordenadores.

Até mesmo as orientações à população poderiam ser coordenadas por esses gestores de unidades, se tivessem boa vontade. Os Conselhos de Saúde estão aí, se esforçando ao máximo, mas nunca encontram apoio dessas pessoas, que são as primeiras a dificultarem suas reuniões. Muitos Conselheiros estão desistindo da função, contra minha vontade, porque o controle social, além de ser constitucional, é uma ferramenta que se bem usada, pode melhorar em muito, o atendimento à saúde de Uberlândia.


                                         

                                           

"Atendimento imediato e distância de casa são atrativos

O médico Marco Túlio Ferreira, coordenador da Rede de Urgência e Emergência e de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que o atendimento no pronto-socorro é o serviço que a população prefere usar, porque é ofertado mais perto da casa dos moradores. “No pronto-socorro, o paciente é seduzido pelo atendimento imediato, o diagnóstico do médico e o encaminhamento para o tratamento”, disse.
Na avaliação do coordenador, o envelhecimento da população brasileira, nas últimas décadas, provocou o aumento do número de pacientes que chegam ao pronto-socorro com queixa de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
“Os serviços de pronto-atendimento são ideais para vítimas de acidentes e traumas ou pacientes com sintomas graves. A resposta para minimizar o mau uso dos prontos-socorros seria o investimento na atenção primária dos doentes crônicos.”
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% dos adultos (pessoas entre 20 e 60 anos) são hipertensos e 8% são diabéticos. E as doenças crônicas – arritmia cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC), infarto e tumores – respondem pelas principais causas de morte".
Matéria extraída do jornal Correio de Uberlândia do dia 03/06/2012










2 comentários:

  1. Carlos, já pintaram as paredes das psfs do Morumbi tirando o mofo? já compraram algodão e atadura p algumas psfs? acho que começa por aí tb...de resto precisa trocar a administração,cobrando mais resolutividade...

    ResponderExcluir
  2. Frente as necessidades da população para com o quesito saúde na cidade de berlandia, o que temos é uma realidade totalmente contra mão do que necessita uma sociedade perante suas dores e seus sofrimentos. O cenário atual é alarmante, porque ainda existem problemas que até então deveriam serem sanados e com resultados rápidos, sendo que, já nos artigos que falam de sáude na constituiçao federal (artigos 196 a 200), o direito a atendimentos já é bem claro, e ainda temos que nos sujeitar a receber atendimentos de má qualidade e com uma demora inaceitável...que isso, perde-se muito em ficar dsicutindo e se sujeitando a profissionais que não estão nem ai para com o povo...basta, ou nos unimos em prol de um SUS cada vez mais de qualidade e com uma boa gstão, ou iremos retroceder e entregar de vez o sistema na mão de pessoas que só visam votos e dinheiro...chega de tititi...o SUS é nosso!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.