"Indivíduo
multiplicador de informações que agencia o cidadão na conscientização dos
direitos e deveres, incentivando o exercício pleno de cidadania para um futuro
digno de ser vivido. Estimula a inclusão social e construção da história de vida."
Às vezes um agente social passa necessidades financeiras, em busca do bem alheio, nunca para si próprio, mesmo porque ele nunca olha sua situação e sim a do seu semelhante. Muitos promovem cursos de capacitação para outrem, até mesmo usando recursos próprios, apenas para que o outro tenha uma situação mais digna, em sua vida cidadã.
Conheço muitos líderes comunitários, que são os verdadeiros agentes sociais, que vão em buisca de melhorias para sua comunidade, usando seu veículo próprio, ou mesmo a pé para satisfazer seu ego, em ajudar o próximo e melhorar a vida da comunidade onde vive.
Muitos confundem o agente social, com o político, mas existe uma diferença muito grande entre ambos, pois o agente social tudo faz sem interesse financeiro, enquanto o agente político nada faz se não houver uma compensação monetária. Muitos político usam o agente social para ganhar eleições e após eleito, esquecem tudo aquilo que lhe foi ofertado, por isso aconselhamos a todos agentes sociais que fujam do convívio com políticos, pois seus pensamentos são totalmente diferentes.
No Brasil o agente social não é valorizado da forma como deveria ser, ou seja, reconhecido por seu trabalho voluntário, todas as vezes que alguém precise de ajuda, ou apoio para sair de uma situação difícil. Em uma comunidade o agente social é procurado sempre que alguém precise de ajuda, mas nunca quando ele proprio está em dificuldade e em muitas das vezes é criticado por não saber cuidar de seus próprios interesses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.