UBERLÂNDIA MULTA DEZ DONOS DE BARES POR MÊS, DEVIDO AO USO DE MESAS E CADEIRAS NAS CALÇADAS.
"Além das obstruções das calçadas causadas por cadeiras e mesas de bares e restaurantes, existem outros obstáculos como material de construção, entulhos, móveis velhos e montanhas de lixo. Segundo o secretário municipal de serviços urbanos, Eduardo Afonso, são recolhidas por dia 500 t de lixo doméstico e mais 500 t de entulho. “Gastamos R$ 160 mil por mês só com transporte de lixo recolhido das ruas.” De acordo com dados da própria secretaria, uma média de 10 donos de imóveis são multados por mês na cidade".
Toda cidade deve manter em seu Código de Posturas, regras que impeçam obstruções dos passeios públicos, possibilitando a circulação de cadeirantes, mães com seus carrinhos de bebês e portadores de necessidades especiais. Entretanto, um metro e vinte(1,20m) de vão livre, é o suficiente para essas atividades. Isso é o que estabelece o Código de Posturas em Uberlândia, Porém, o Governo quer mais 50cm e está multando comerciantes que não cumprem essa nova determinação.

Quando houve a Conferência da Cidade em Uberlândia, alguém propôs que: "se o passeio é público, por que a Prefeitura não assume o compromisso de fazer as calçadas de forma uniforme, ou seja, todas as residências teriam um mesmo nível em seu passeio público e o proprietário que o alterasse seria multado". Aliás, a Conferência das Cidades em nível estadual não teve participação de Uberlândia porque a Prefeitura não liberou verba para custear despesas dos seus delegados, eleitos na fase municipal.

Fala-se muito em passeio público, mas esse público na verdade é privado, porque cada um constrói o passeio da forma que quer, inclusive com desníveis para garagem, cerâmicas lisas como impermeabilizante e outras coisas mais. Agora multar barzinho por causa de 50 cm, é mesmo uma industria da multa institucionalizada na cidade.

Existem coisas muito mais sérias e importantes para fiscalizar na cidade de que mesas e cadeiras nas calçadas.
Observação: nem todas as fotos são de Uberlândia, mas se procurar na cidade, coisas piores serão encontradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.