Muitos jovens atores de hoje devem espelhar-se na vida que Wilker levou, pois, com certeza irão fazer sucesso, visto que sua época as pessoas tinham mais responsabilidade naquilo que faziam, não só profissionalmente, mas como pessoa na seu dia a dia. Os depoimentos de colegas e fãs demonstram o quanto ele era querido, não só como ator, mas também como ser humano.
Na época em que a televisão começou crescer no Brasil, onde várias emissores apresentavam telenovelas, muitos atores despontaram face às suas interpretações em personagens que marcaram a mente do telespectador. Para os mais jovens devemos lembrar que já existiram em nosso país as TVs. Excelsor, Tupi, Manchete, que não sobreviveram após o golpe militar de 1964 e que todas elas apresentavam telenovelas, seguidas pela Record, Bandeirantes e Globo e José Wilker esteve sempre presente nas novelas da Globo, em filmes e principalmente no teatro brasileiro.
Foi um grande artista e ficará para sempre em nossa história, como um homem que valorizou a vida profissionalmente e como pessoa decente que sempre foi, não tendo sido notícia ruim em nenhum momento na imprensa brasileira. Temos que valorizar essas pessoas para que sirvam de exemplo aos mais jovens, que nem bem fazem sucesso, já começam aparecer em noticiários por atitudes não recomendadas às pessoas que são espelhos para os jovens fãs da televisão.
![]() |
Carlos Andrade |
Filé mignon com fígado de pato.
- 1,2 kg de bife de filé mignon
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cebola picada
- 1/2 xícara (50 g) de cogumelos frescos fatiados
- 50 g de foi gras (patê de fígado de pato ou ganso)
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- Sal e pimenta a gosto
- 375 g de massa folhada congelada, descongelada
- 1 gema de ovo batida
- 300 ml de caldo de carne
- 2 colheres (sopa) de vinho tinto
Modo de preparo
- Em uma frigideira grande esquente o óleo em fogo médio.Tempere os bifes com sal e pimenta. Em seguida, frite rapidamente os dois lados no óleo quente, somente para fazer uma camada corada em cada lado da carne. Retire o bife da frigideira e deixe esfriar um pouco.
- Na mesma frigideira coloque o cogumelo, o vinho, e o consommé. Mexa e cozinhe até que o cogumelo esteja macio. Com uma escumadeira, transfira os cogumelos para uma vasilha pequena. Reserve o consommé. Misture o patê com os cogumelos. Caso necessário, acrescente um pouco do consommé reservado para deixar o patê mais cremoso. Divida o patê e passe quantidades iguais por cima de cada bife. Deixe-os na geladeira por cerca de 30 minutos.
- Preaqueça o forno 200 ºC. Ponha a massa sobre uma superfície limpa. Para cada bife corte 2 pedaços redondos de massa folhada que meçam entre 12 e 15 cm. Se quiser, enrole os bifes com menos massa. Coloque os bifes sobre um dos círculos cortados. Levante as pontas da massa e por cima dessa massa coloque o segundo círculo cortado. Feche a massa sobrepondo e apertando bem as bordas, formando um pacote bem selado. Faça o mesmo processo com o restante dos bifes. Ponha os Wellingtons em uma assadeira e pincele a massa com o ovo batido.
- Asse por aproximadamente 12 minutos, para carne malpassada, 16 minutos para ao ponto, ou 20 minutos para carne bem-passada. Para não ter dúvida se a carne está cozida, use um termômetro de cozinha e considere a temperatura interna de 140 ºC para carne ao ponto. Retire os bifes do forno e deixe que esfrirarem por cerca de 5 minutos.
- Enquanto os filés estão cozinhando, prepare o molho. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e doure a cebolinha. Misture a farinha e cozinhe, mexendo sempre, até dourar. Aos poucos, ponha o consommé que estava reservado e continue cozinhando até que o molho engrosse. Abaixe o fogo e acrescente o vinho tinto. Em fogo baixo, cozinhe o molho por mais 15 minutos ou até que engrosse. Tire o molho do fogo e acrescente a manteiga e a salsa. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Na hora de servir, corte cada Wellington ao meio e ponha um pouco de molho no prato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.