quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O DESAFIO DE SER IDOSO SEM ENVELHECER

Carlos Andrade - criança
Quando somos adolescentes, jovens e adultos, normalmente não nos preocupamos com o futuro, aquele dia em que seremos considerados idosos, isso pelas leis brasileiras ocorre quando a pessoa atinge a idade de sessenta anos. Acontece que muitas pessoas além de idosas, são também consideradas velhas. Porém, muitas pessoas ficam velhas antes mesmo de serem idosas. Muitos aos quarenta e cinco, cinquenta anos, já podem ser consideradas velhas, de tanto que judiaram de seus  corpos, sendo tabagistas, alcoólatras, inertes e outras causas mais. 

Muitos ao atingirem certa idade não se dispõem a fazer novos cursos, a pesquisarem o que está acontecendo no mundo, ficando alheios a quaisquer mudanças que surjam à sua volta, parecem até que já não fazem  parte deste mundo. Essas pessoas, mesmo não tendo atingido sessenta anos já podem ser consideradas velhas.


Carlos Andrade - idoso e não velho
Para que você, mesmo sendo idoso, não se sinta velho, deve tomar algumas atitudes para retardar o envelhecimento; não ser tabagista, não fazer uso de bebida alcoólica, fazer atividade física constantemente, procurar se envolver com novos projetos na sua área ou fora dela e conviver com pessoas de todas as idades, principalmente com os jovens, discutindo, aprendendo e ensinando algo que  possa lhe fazer bem, tornando você uma pessoa útil à humanidade. 

Se você já é idoso, procure viajar, conhecer novos lugares e novas pessoas, frequentar cursos universitários para estar em convívio com os mais jovens, aprendendo o que eles necessitam para o futuro, que para você será apenas complemento. Nunca deixe de fazer atividade física, sempre dentro de suas condições e com acompanhamento de um profissional da área. Não deixe de consultar seu médico rotineiramente, porque o idoso tem suas limitações e um pequeno descuido pode lhe trazer consequências graves e lhe transformar em um velho dependente de outra pessoa. Seja sempre forte e determinado.

rede.natura.net/espaco/carlosandrade

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.