sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

MOVIMENTO NATURA E PROJETO CORRENTE DA NATUREZA



Embaúba, ingá e pau d’alho: essas são algumas das espécies de árvores plantadas pela Associação do Grupamento Ambientalista (A.G.A. Brasil),  criada em 1993 em Birigui, no interior paulista. Há cerca de quatro anos, a história da ONG se cruzou com a da Consultora Natura Orientadora Marli Masson, 58 anos. “Sempre gostei de lidar com as plantas e, depois de descobrir a A.G.A, aprendi muito sobre o assunto”, lembra. Nos últimos dois anos, ela foi presidente da instituição e, recentemente, tornou-se membro do seu conselho fiscal.
O trabalho da ONG, que conta com técnicos da área ambiental, consiste em promover o plantio de árvores nativas em áreas devastadas e na margem de rios, além de organizar palestras educativas em escolas. Já houve ainda um acampamento cujo tema foi a educação ambiental. A distribuição de mudas, que não se restringe a Birigui, acontece mais ou menos uma vez por mês.
https://www.natura.com.br/c/tudo-em-promocoes?consultoria=carlosandrade
Dona de um sítio na cidade vizinha de Bilac, Marli sonha em fazer do lugar um espaço de educação ambiental. Ali ela já plantou árvores frutíferas e pretende coletar sementes nativas que existem na área, repleta de trilhas pela mata. Outro desejo é trazer mais gente à iniciativa a fim de melhorar a estrutura: “Ás vezes não conseguimos levar todos os interessados ao plantio por falta de carros disponíveis”, conta.


Com o apoio do Movimento Natura, Marli teve a chance de ir a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em 2012 no Rio de Janeiro. “Tive acesso a muitas informações e acho que esse foi um dos momentos mais especiais desde que entrei na A.G.A.”.
Para ela, a maioria das pessoas não age mais pelo meio ambiente por falta de conhecimento ou oportunidade. “Percebo o interesse de quem está ao redor quando acontece o plantio de árvores. A emoção é ainda maior quando vejo crianças participando”.
coracao
Conheça mais a Corrente da Natureza  e o Movimento Natura. E veja lá como ajudar um projeto social ou inscrever uma nova iniciativa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião sobre nossa publicação.